Kit sobre Liderança
Simulador de Frete
- Calcular freteSeguir os passos da Starbucks pode ser o caminho para o sucesso, destaca livro
Conheça os princípios que levaram uma cafeteria a se tornar uma marca admirada no mundo todo.
A DVS Editora lança no Brasil o best-seller internacional Liderando ao Estilo Starbucks - Cinco princípios que irão ajudá-lo a conectar-se com seus clientes, seus produtos e seus próprios funcionários, de Joseph A. Michelli.
Na obra, o autor examina quais foram os fatores que transformaram uma simples cafeteria em uma marca admirada mundialmente e mostra como essas táticas podem ser adaptadas em diferentes tipos de negócios.
Michelli nos oferece uma perspectiva sobre os princípios de liderança que levaram essa icônica empresa fornecedora de café a ressurgir das cinzas depois de enfrentar sérios problemas durante a crise econômica mundial de 2008 - protagonizando uma das poucas histórias de verdadeira recuperação dessa época. E a empresa continua a crescer vertiginosamente, adentrando novos mercados e novos canais com produtos e tecnologias inovadores.
Para produzir o livro, Joseph A. Michelli teve acesso direto a inúmeros funcionários da Starbucks, de atendentes ao próprio Howard Schultz, presidente e diretor-executivo (CEO) da empresa.
Fruto de minucioso trabalho de pesquisa e análise, Liderando ao Estilo Starbucks estabelece cinco princípios práticos que promoveram na empresa uma vivência de sustentabilidade global de longo prazo, e que podem ser utilizados em qualquer organização, seja qual for o seu setor:
- Prove e aprimore - É vital saber maximizar o entusiasmo dos clientes pelos produtos, serviços e experiências que sua empresa fornece.
- Ame para ser amado - É essencial desenvolver fortes laços emocionais com os clientes.
- Busque um denominador comum - Todas as coisas são iguais, exceto por suas diferenças, e todas elas são diferentes, exceto por suas similaridades!
- Mobilize a conexão - Não se pode esquecer que estamos no século XXI, momento em que as pessoas estão fazendo suas compras utilizando tablets e smartphones.
- Cuide com carinho e desafie seu legado - É fundamental cuidar dos negócios para que eles sejam lucrativos, mas que eles também representem uma diferença substancial e sustentável no mundo por meio do trabalho de todos numa empresa.
Recomendado pela revista Exame na lista de livros para fazer melhores contratações
Indicado ainda como um dos 3 melhores livros para gestão de pessoas
Por trás das grandes organizações sempre há grandes pessoas. A capacidade de encontrar, contratar, integrar e reter pessoas competentes é, em todos os níveis de liderança, uma habilidade extremamente essencial tanto para o sucesso da própria organização quanto para o sucesso pessoal. Todavia, para a maioria dos indivíduos, tomar grandes decisões é difícil, demorado e às vezes assustador. Poucos receberam treinamento formal para isso e, se não bastasse, existem também poucos recursos capazes de compensar essa falta de treinamento.
Este livro preenche essa lacuna. Oferece tanto conhecimentos conceituais como ferramentas práticas para a tomada de decisões bem sucedidas de contratação. Grandes Decisões Sobre Pessoas é uma abrangente fonte de referência concebida para os gestores que desejam aprimorar sua competência pessoal em contratação e promoção de pessoas e a todos aqueles que tenham algum interesse por essa área. Sim, contratar é difícil, mas não é um mistério. É uma disciplina que você pode dominar a fundo - para ajudar sua empresa e ajudar a si mesmo.
Claudio Fernández-Aráoz, já com uma bagagem de duas décadas de experiência na área de contratação e desenvolvimento de pessoas competentes, apresenta neste livro diretrizes simples, mas iluminadas, que abrangem toda a gama de problemas inerentes à contratação, promoção e delegação de importantes responsabilidades aos grandes empreendedores.
Grandes Decisões Sobre Pessoas atende às necessidades de todos os líderes de organizações complexas. Você faz parte de uma equipe que pretende desenvolver suas habilidades em uma direção específica? É membro de um conselho de administração que está procurando um novo CEO? Um gestor que precisa preencher uma vaga fundamental de nível médio em sua divisão? Grandes Decisões Sobre Pessoas foi escrito para você.
Ele lhe ensina a identificar em que momento uma mudança é necessária, que tipo de profissional deve procurar e onde deve procurá-lo fora ou dentro da própria empresa. Ensina ainda a avaliar pessoas e a persuadi-las a se juntar ou a permanecer em sua empresa.
Qualquer um pode ocupar uma posição. O verdadeiro truque é conseguir a pessoa certa para o lugar certo. Repleto de insights inestimáveis e orientações práticas sobre como conseguir isso, Grandes Decisões Sobre Pessoas é uma referência fundamental para qualquer executivo preocupado com desenvolvimento pessoal e sucesso de sua organização.
Neste livro, Jacqueline Davies e Jeremy Kourdi afirmam que as organizações não estão percebendo uma verdade básica sobre o talento. Além de interpretarem mal as características e aptidões de seus funcionários, elas estão tomando decisões falhas e permitindo que o verdadeiro potencial de sua força de trabalho seja subutilizado e não seja concretizado.
Uma parte essencial da proposição dos autores é de que as organizações devem reconhecer que as pessoas em diferentes estágios de carreira e com experiências e aspirações distintas precisam ser desenvolvidas e mobilizadas de várias maneiras. Estudos de caso práticos de organizações tão diversas quanto Google, Innocent Drinks, IBM, Pearson, grupo Tata, Time Warner e HSBC demonstram que isso é vital para o sucesso comercial.
Principais assuntos abordados neste livro:
1. A necessidade de reavaliar como as pessoas contribuem e agregam valor na economia moderna — trata-se de uma questão de conhecimento, inovação e desenvolvimento de relacionamentos no presente, e não de potencial executivo no futuro.
2. A necessidade de contestar o pensamento convencional de que o talento está relacionado a “alguns poucos especiais” e não a “muitos vitais”. Será que talvez não tenhamos o suficiente porque estamos sempre buscando talentos em lugares errados e agindo de maneira errada?
3. As situações que as empresas estão enfrentando são difíceis e competitivas e os mercados estão turbulentos. Para resistir a isso, precisamos criar empresas talentosas e indivíduos talentosos.
4. A interdependência entre as pessoas internas e as pessoas de outras empresas é fundamental. A maneira como os indivíduos apoiam-se uns nos outros e como o talento é alcançado por meio de laços sociais e de equipe faz uma diferença decisiva e marcante.
5. Os indivíduos controlam quando e com quem desejam compartilhar seu potencial. A ideia de que uma empresa pode gerenciar o talento e o potencial é um conceito superado.
6. A própria natureza do trabalho é imensamente importante. O grau de estímulo e envolvimento do trabalho — e como as pessoas conseguem se conectar com o que elas fazem e perceber a enorme diferença que isso faz — é vital.
7. A forma como os talentos são criados é influenciada pela “ecologia” da empresa como um todo — seu senso de propósito, seus ritos, o comportamento de seus diretores, o método de contratação e demissão de
funcionários, tudo isso afeta o desenvolvimento de talentos.