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- Calcular freteGamification - Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática - 2ª Edição - revisada e ampliada
- Livro mostra como o gamification pode ser usado para soluções de aprendizagem engajadoras
- Voltado a profissionais das áreas de treinamento que desejam se aprofundar no tema e colocá-lo em prática.
- Autora se dedica à pesquisa de novas metodologias instrucionais e atua desenvolvendo soluções de aprendizagem engajadoras.
No livro Gamification - Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática, a autora Flora Alves mostra como profissionais que trabalham com ensino e instrução podem utilizar elementos dos games para potencializar resultados. Para isso; ela esmiúça o conceito; cita exemplos reais e mostra como e quando colocar o gamification em prática.
Apesar de estar em voga; especialmente quando relacionado aos diversos tipos de ensino; há ainda pouco material publicado sobre o uso do gamification; o que pode gerar uma série de equívocos. Um deles é a ideia de que gamification seja o mesmo que o simples uso de games para treinamentos.
Para encerrar essa dúvida; Flora Alves faz todas as diferenciações necessárias e mostra que o gamification pode gerar uma experiência muito mais profunda e engajadora; sempre voltada a um propósito maior; de ensinar e solucionar problemas.
Os games são jogados pela diversão; uma ação gamificada reconhece esse poder e o traz para o mundo real; tornando um treinamento; por exemplo; mais divertido e envolvente.
Desse modo; o gamification - como foi abordado neste livro - torna-se uma ferramenta vital para designers instrucionais; profissionais envolvidos com treinamento; professores; gestores que desejam transmitir conhecimento para aumentar o desempenho de seus colaboradores; e para todos que; em algum momento; interessaram-se por educação e programas de treinamento.
Leitores de qualquer um dos perfis citados poderão se beneficiar tanto com o conhecimento conceitual quanto com a experiência prática da autora; que tem pesquisado nos últimos anos novas metodologias instrucionais com foco em engajamento e transferência da aprendizagem para a prática.
Além disso; atua profissionalmente pela SG Soluções e Gestão Empresarial; empresa da qual é sócia fundadora; desenvolvendo soluções de aprendizagem engajadoras e que contemplem diferentes gerações. Gamification - Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática oferece; por fim; a oportunidade para quem deseja conhecer ou se aprofundar no tema. Funciona também como um guia prático no qual o leitor encontrará subsídios para identificar os tipos de gamification; escolher o melhor para cada caso e a colocá-lo em prática; criando as suas próprias soluções de aprendizagem gamificadas.
Agora, na segunda edição, revisada e ampliada, inclui cases de sucesso de grandes empresas que obtiveram sucesso nas suas ações gamificadas.
Esta é uma obra para pessoas que acreditam no poder da simplicidade.
Flora Alves redefine o Design de Aprendizagem e o desmitifica traduzindo a teoria em prática de maneira visual, colaborativa e consistente.
Nesta metodologia, o design é centrado no ser humano, para quem se desenvolve uma solução de aprendizagem, e não somente nas tarefas que ele tem que executar. O processo ganha agilidade ao mesmo tempo que desvenda práticas essenciais para promover o aprendizado do adulto de hoje que, cercado de estímulos e tecnologia, precisa ser envolvido no seu processo de aprendizagem.
Ao definir o Design de Aprendizagem como a organização sistematizada, encadeada e intencional de conteúdos, com a utilização de metodologias de aprendizagem adequadas para cada tipo de conhecimento, de modo a estimular e facilitar o processo de aprendizagem em diferentes contextos, bem como promover a mudança de conduta com relação à performance, atitudes e comportamentos, a Metodologia Trahentem® para o Design de Aprendizagem com uso de Canvas é a ferramenta que guiará você na prática deste processo, de maneira alinhada aos objetivos organizacionais a serem impactados, garantindo a transferência do aprendizado para a prática.
Cada vez mais líderes organizacionais parecem perceber que investir no capital humano é imprescindível para construir um negócio de sucesso e, mais importante, sustentável. São as pessoas que traçam estratégias e criam iniciativas inovadoras para o mercado, não é mesmo? Não é à toa, portanto, que a área de Treinamento e Desenvolvimento de colaboradores tem sido uma aliada estratégica nessa caminhada.
Nesse contexto, Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa, acredita que tão importante quanto o conteúdo a ser transmitido e trabalhado durante o processo de treinamento é a maneira com que todo o processo é conduzido. “Um programa de Treinamento e Desenvolvimento de sucesso é construído sobre diversos pilares importantes e é evidente que os conteúdos escolhidos são valiosos. Mas se o foco do processo estiver no Instrutor e não no participante, o resultado da ação pode ficar comprometido”, explica ela.
Esta é justamente uma das principais contribuições do livro “Instrutor Master”, que Flora Alves e a DVS Editora lançam no mês de setembro. “O termo ‘Instrutor Master’ serve para diferenciar um profissional de treinamento que posiciona o interlocutor no centro das suas ações, em vez que priorizar a sua própria performance. Focar a atenção na aprendizagem do outro significa conduzir atividades que proporcionem o envolvimento de quem aprende neste processo, o que é totalmente diferente de transmitir informações. A atuação do Instrutor Master está baseada em competências que se traduzem em comportamentos observáveis eliminando a subjetividade dessa atuação”, diz a autora.
Este é o terceiro livro da CLO da SG - Aprendizagem Corporativa, que escreveu os bests sellers “Gamification – Como criar experiências engajadoras” e “Design de Aprendizagem com uso de Canvas” também publicados pela DVS Editora.